sábado, 2 de janeiro de 2010

Um Pouco de História (Parte I)


Eagle-Weslake T1G

Eagle-Weslake
Certamente um dos melhores carros da temporada de 67, o Eagle-Weslake T1G trouxe ao americano Dan Gurney asua única vitória na Formula 1 e também, a única vitória de um carro construído nos EUA. O chassis oficialmente chamado Eagle Mk1, foi criado em 1966 e estreou-se com um motor Coventry Climax de quatro cilindros e 2,7 litros, que foi posteriormente substituído pelo motor Weslake, de três litros e que chegou a produzir 410 CV.
Em 1967, Gurney ganhou a "Race of Champions", disputada em Brands Hatch, chamando a atenção de todos. Pouco depois, com o chassis 104, feito com ligas de titânio e magnésio, o americano conquistou o GP da Bélgica de 67, disputado em Spa-Francochamps, depois que Jim Clark e Jackie Stewart abandonarem a corrida.
Dan Gurney conseguiria apenas mais um pódio no GP do Canadá, chegando em terceiro na corrida disputada debaixo de chuva, porém, foi no Grande Prémio da Alemanha, no famoso circuito de Nürburgring, que o Eagle mostrou seu altíssimo potencial, quando depois de Jim Clark abandonar com o seu Lotus, o americano ganhou pouco mais de 40 segundos de vantagem para o segundo classificado e bateu o recorde da pista por diversas vezes antes de abandonar faltando apenas duas voltas para o fim da corrida.

Dan Gurney conquistou apenas uma vitória com a Eagle em corridas da Fórmula 1 é um facto mas não deixa de ser curioso que um carro que de vencedor tem pouco seja considerado por muitos o carros mais bonito que passou pela Formula 1...




Sem comentários: